"Não há uma língua portuguesa, há línguas em português"
José Saramago
"Língua - Vidas em Português" é um documentário de 105 minutos co-produzido por Brasil e Portugal e filmado em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). Dirigido por Victor Lopes, o longa-metragem é um mergulho nas muitas histórias das língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do planeta. Em "Língua", a lusofania é sobretudo fala, surpreendida do cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado centenas de vezes e alimentado por sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes.
Em Portugal e Moçambique, no Brasil e em Goa, desenham-se os quadrantes de uma herança portuguesa, sempre surpreendente e permanentemente renovada. Acompanhando as trajetórias de seus personagens, e ouvindo suas experiências e sensações, suas memórias e esperanças diante do futuro, o documentário reproduz o movimento de uma língua que ganhou o mundo e que refaz seus caminhos na expectativa de se reencontrar.
Por isso, o filme é um documentário permanentemente em trânsito. Ao entrar e sair da vida dos personagens, o filme desvia-se das suas rotas cotidianas para encontrar cerimônias, casais, locais de trabalho, esquinas e paisagens, traçando retratos reveladores da cultura de cada um dos países visitados.
Entrevistados: José Saramago, Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila e MadreDeus.
O Matuto no cinema
Pauta
Data: 28/ 11/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura
Horário: 13:00 h.
Atividades: Sessão Presencial (TP2)
TP2– Análise linguística e análise literária
Parte I: Vídeo
• O matuto no cinema.
• Análise da variante linguística
Parte II: Relato de Experiência.
Parte III: TP2 – Síntese das principais ideias.
• Unidade 5 – Gramática: seus vários sentidos
• Unidade 6 – A frase e sua organização
Parte IV: Estudo dos textos
• Texto 1 – Maria e Pedro na cova do vento (p. 150)
• Texto 2 – Quadro (p.152)
Parte V: Documentário (direção Victor Lopes)
• Língua – vidas em português.
• Análise linguística do filme.
Parte VI: TP2 – Síntese das principais ideias.
• Unidade 7 – A arte: formas e função
• Unidade 8 – Linguagem figurada
Parte VII: Atividades em grupo
• Atividade 1: Interpretação de texto (charge)
• Atividade 2: Produção de texto.
Parte VIII: Encaminhamentos.
• Escolha uma das atividades de um dos AAA’s e aplicar em sala de aula com seus alunos. Registre através de fotos e relatório, contendo o planejamento, a descrição do desenvolvimento em sala de aula.
• Visita in lócus: O formador irá visitar uma escola para registro.
"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
(Albert Eisntein)
Nessa última oficina, estudamos o caderno TP2. Iniciamos com o vídeo “O matuto no cinema” e, logo após, analisamos a variante linguística. Depois s fizemos uma síntese das Unidades 5 e 6 e, em seguida, partimos para o estudo dos textos “Maria e Pedro na cova do vento” (p. 150) e “Quadro” (p. 152).
Exibimos um documentário “Língua – vidas em português”, direção de Vitor Lopes,e logo após, fizemos a análise linguística do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário! Volte sempre!