domingo, 13 de dezembro de 2009

Contextualização


Município de Mossoró – RN

“Capital do Oeste”
“A terra do sol, do sal e do petróleo”



Mossoró é um município brasileiro do Rio Grande do Norte, sendo sua segunda cidade mais populosa. Na microrregião homônima e na Mesorregião do Oeste Potiguar. Possui uma população de aproximadamente 234.390 habitantes. A cidade possui uma localização privilegiada, está na transição entre litoral e Sertão.
O município é o maior produtor em terra, de petróleo no país, como também de sal marinho. A fruticultura irrigada, voltada em grande parte para a exportação, também possui relevância na economia do Estado, tendo o segundo maior PIB per capita do estado. As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas. Destaque para o Mossoró Cidade Junina, uma das maiores festas de São João da Região Nordeste.
Eventos históricos importantes da cidade: Abolição dos escravos (30 de set de 1883), Motim das mulheres (1875), Primeiro voto feminino no Brasil (Mossoroense Celina Guimarães – 1928), Resistência ao Bando de Lampião (1827).
Até o século XVIII, a região de Mossoró era habitada pela tribo Cariri dos Monxorós, de onde se originou o seu nome. A cidade de Mossoró tem sua origem em um povoado surgido em 1712, após a tomada de posse do sitio Santa Luzia pelo sargento-mor Antônio de Souza Machado. Em 1842, a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró foi desmembrada de Apodi e, em 1852, o núcleo urbano foi elevado à categoria de Vila, desvinculando-se da Vila Princesa, na Comarca de Assú.
A cidade foi fundada em 1852, após se emancipar de Açu. Tem o apelido de "Capital do Oeste" por ter se destacado da demais na região Oeste Potiguar.
No que se refere à educação, Mossoró conta com uma grande quantidade de escolas públicas municipais e estaduais, sendo que as municipais oferecem da educação infantil ao Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); e as estaduais do Ensino Fundamental (1ª ao 9º ano) ao Ensino Médio. A cidade possui ainda um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e duas universidades: Universidade do Estado do RN (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Volte sempre!