sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Oficina XII - TP6 - Unidades 23 e 24

Data: 14/ 11/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura

Atividades: Sessão Presencial (TP6)


TP6– Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
TP6– Unidade 24: Literatura para adolescentes

Parte I: Síntese das principais ideias (Unid. 23)
• A Revisão e Edição.
Parte II: Atividade em grupo
• Ampliando nossas referências – p. 155-158
 Formar Grupos de Trabalho (GTs) para responder as questões de 1 a 3.
 Socialização dos GTs.

Parte III – Síntese das principais ideias (Unid. 24)
• IMPORTANTE: Os cursistas deverão comentar as questões da p. 167-168.
• Que livro o adolescente quer ler?
• Existem boas formas de explorar a literatura na escola?
 Responder a Atividade 10 – p. 192

Parte IV – Sugestões de leituras
• Junto com seus colegas com turmas de mesmo ano, vocês irão trazer obras literárias que consideram adequadas.
• Lembrem-se de que a variedade é importante, para que cada aluno se sinta identificado com pelo menos um dos livros.
• Como nem todos os livros serão conhecidos de todo o grupo, você apresentará aos colegas as obras que trouxe, e eles farão o mesmo. A partir dessa apresentação, poderão discutir a qualidade da obra e sua adequação para o ano, ou para seus alunos, especificamente.
• De cada obra, vocês vão imaginar a melhor forma de motivar os alunos para a leitura. Pensem na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante das personagens; é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para as histórias.
• Vocês vão preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda. Será um bom exercício do que fará, e os professores não só poderão se motivar para a leitura das obras, como avaliarão as estratégias usadas pelo grupo.

Parte V – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.


Nessa oficina discutimos as principais ideias da Unidade 23, sobre a revisão e a edição (estratégias) de textos. Em grupos, os participantes responderam as questões relacionadas ao Avançando na Prática (p. 155-158).
Após a socialização dos grupos, discutimos sobre a literatura para adolescentes (Unid. 24). Em seguida, fizemos a avaliação da oficina encerrando o TP6.

Oficina XI - TP6 - Unidades 21 e 22

Data: 14/ 11/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura

Atividades: Sessão Presencial (TP6)


TP6– Unidade 21: Argumentação e linguagem
TP6– Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita

Acolhida
Mensagem: Campeão

Parte I: Relato de experiência (Avançando na prática)

Parte II : Dialogando a Unidade 21 (slides)
• Seção 1 – A construção da argumentação
Atividade: Em busca da longevidade – p. 22
• Seção 2 – A tese e seus argumentos
Atividade: O poder dos amigos – p. 28
• Seção 3 – Qualidade da argumentação.
 Atividade: A dor dele está doendo em mim – p. 47

Parte III – Atividade em grupo
• Ampliando nossas referências – p. 59-62
 Formar Grupos de Trabalho (GTs) para responder as questões de 1 a 6.
 Socialização dos GTs.

Parte IV – Síntese das principais ideias
• Funções básicas da língua escrita: Expressiva, Apelativa, Metalinguística, Poética e Referencial (p. 81)
• O planejamento – estratégias
 As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
• A escrita
 “- O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer? De que outra forma eu poderia abordar este tema? (…) Qual a coisa mais significativa para mim? Como posso torná-la significativa para os meus leitores?”

Parte V
• Leitura do texto: Espírito Carnavalesco – p. 219
• Formar GTs para responder a Atividade 1 – p. 220
• Socialização dos GTs.

Parte VI – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.


Após a acolhida dos cursistas, iniciamos com o Relato de Experiência dos professores com as atividades desenvolvidas com os alunos. Dialogamos sobre as principais ideias das Unidades 21 do caderno TP6, destacando bem os tipos de argumentação (argumentos de autoridade, raciocínio lógico, argumento de senso comum e provas concretas – por ilustração ou por exemplo). Para que ficasse bem claro fizemos uma dinâmica com vários textos argumentativos (ver anexo), pedindo que os participantes lessem e depois tentasse classificar a que tipo de argumento pertencia o texto. Depois formamos grupos de estudo para responder as questões do Ampliando nossas Referências (p. 59-62).


Após a socialização dos grupos discutimos as principais ideias da Unidade 22 sobre o planejamento (estratégias) e a escrita na produção textual. Em seguida, mais uma vez em grupos, os participantes leram o texto “Espírito Carnavalesco” (p. 219) e responderam a atividade 1.

Para finalizarmos, avaliamos a oficina, por meio de comentários; e solicitamos aos cursistas que desenvolvessem com os alunos as atividades propostas no Avançando na Prática.


RELATO DE EXPERIÊNCIA





Produção de texto (TP6 – p. 91-92) - Avançando na prática.


     Eu era alegre, quando meu pai era vivo e a gente brincava muito e eu era feliz e ele gostava muito de mim, mais minha madrasta ela não gostava muito de mim. A minha infância foi tão bom porque meu pai criava eu e meu irmão e eu desde pequeno, e quando meu pai morreu eu fiquei triste por quausa que eu não era alegre mais como era, e eu não tinha desejo de brincar novamente, é como se fosse o cachorro sem dono.
     Meu irmão priga comigo, minha madrasta também e os filhos não gostam de mim e a minha própria família não gosta de mim, só por quasa que eu ficei com minha madrasta, Meu tio, minha avó, meu avô, e meus tios e tias. Eu gostava mais cuando meu pai era vivo por quausa que eu era feliz e quando fui crescendo eu fiquei triste.
     E eles estava no hospital meu pai e todo mundo lá de casa soube que meu pai tinha morrido menos eu e vendo todo mundo chorando e perguntava por que eles estavam chorando e os filhos da minha madrasta chorando e perguntava o que foi e ninguém me dizia nada, e foi a filha da minha madrasta que me disse que meu pai tinha morrido e eu comecei a chorar com desespero. Minha madrasta começou a chorar comigo e com os filhos da minha madrasta.
     O dia mais feliz da minha vida foi quando meu pai era vivo.

Aluno do 7º ano
Profª. Terezinha Silva





Oficina X - TP5 - Unidades 19 e 20

Data: 24/ 10/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura

Atividades: Sessão Presencial (TP5)

TP5– Unidade 19: Coesão textual
TP5– Unidade 20: Relações lógicas do texto


Pauta
1. Mensagem: “Vida de Professor”

2. Parte I: Coesão e Coerência (vídeo)

3. Parte II: Discussão da Unidade 19 (GT’s)
• Seção 1 – A noção de estilo e o objetivo da Estilística
Atividade 2 (p. 121) – GT1
Atividade 6 (p. 128) – GT2
• Seção 2 – Os elos coesivos
•  Atividade 8 (p. 138) – FORMADOR
Importante: Coesão Referencial: referência exofórica X referência endofórica
• Seção 3 – A progressão textual
•  Atividade 13 (p. 152) – GT3
•  Atividade 16 (p. 159) – GT4
• GT5 – Ampliando nossas referências (p. 54)
• GT6 – Ampliando nossas referências (p. 166)

4. Parte III
• Socialização dos Grupos de Trabalho
• Resumo das principais ideias (slides Unid. 19)

5. Parte IV – Discussão da Unidade 20 (slides Unid 20)
• Seção 1 – A lógica do(no) texto
 Acerte o nó (p. 182);
 Análise de imagem (p. 183)
 Atividade 4 (p.188) – Câmara Cascudo
• Seção 2 – A negação
 Atividade 9 (p. 200) – Snoopy e Woodstock
Importante: Ambiguidade
 Atividade 11 (p. 203)
• Seção 3 – Significados implícitos.
•  Atividade 19 (p. 220) – hiperônimo X hipônimo
•  Atividade 22 (p. 224)

6. Parte V – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.


Nessa oficina estudamos as principais ideias das Unidades 19 e 20. Discutimos a noção de estilo e os objetivos da Estilística, analizamos na prática a coesão referencial (referência exofórica x referência endofórica – anafórica e catafórica) e estudamos também a progressão textual (Unid. 19).


Formamos grupos de estudo para discutirmos os textos do “Ampliando nossas Referências” (p. 54 e 166). Posteriormente fizemos a socialização dos grupos.

Após essas discussões, estudamos alguns conceitos relevantes da Unidade 20 sobre a lógica do texto, a negação, ambiguidade e as relações semânticas de hiperônimo e hipônimo. Destacamos aqui o quanto foi gratificante lermos a atividade da p. 188, Touro e homem, do nosso artista potiguar Câmara Cascudo.

Avaliamos nossa oficina e solicitamos mais uma vez aos participantes que desenvolvessem os Avançando na Prática.


Oficinas IX - TP5 - Unidades 17 e 18

Data: 24/ 10/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura

TP5– Unidade 17: Estilística
TP5– Unidade 18: Coerência Textual



O Educador se eterniza
em cada ser que educa.
Paulo Freire




Pauta
1. Acolhida
2. Mensagem: “Ao Mestre com carinho”
3. Parte I: Relato de experiência (Avançando na prática)
4. Parte II : Discussão da Unidade 17 (slides Unid. 17)
• Seção 1 – A noção de estilo e o objetivo da Estilística
Atividade: Trem de ferro – Antonio Bandeira (vídeo musical Antonio Jobim) – p. 18
• Seção 2 – A Estilística do som e da palavra
Relembrando conceitos de: aliteração, assonância, rima, métrica, ritmo, onomatopéia, metáfora e metonímia.
• Seção 3 – A Estilística da frase e da enunciação.
 Recordando: Frase, Discurso direto X Discurso indireto
5. Parte III – Discussão da Unidade 18 (GT´s)
• Seção 1 – Continuidade dos sentidos
 Análise de textos verbais e não verbais;
 Atividade 4 (p. 77) – GT1
 Atividade 6 (p. 81) – GT2
• Seção 2 – A construção da coerência textual
 Atividade 10 (p. 89) – GT3
 Atividade 11 (p. 91) – GT4
• Seção 3 – As partes do todo.
•  Atividade 14 (p. 97) – GT5
•  Atividade 17 (p. 103) – GT6

6. Parte IV
• Socialização dos Grupos de Trabalho
• Resumo das principais ideias (slides Unid. 18)
7. Parte V – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.