Local: Escola Estadual Sólon Moura
Atividades: Sessão Presencial (TP6)
TP6– Unidade 23: O processo de produção textual: revisão e edição
TP6– Unidade 24: Literatura para adolescentes
Parte I: Síntese das principais ideias (Unid. 23)
• A Revisão e Edição.
Parte II: Atividade em grupo
• Ampliando nossas referências – p. 155-158
Formar Grupos de Trabalho (GTs) para responder as questões de 1 a 3.
Socialização dos GTs.
Parte III – Síntese das principais ideias (Unid. 24)
• IMPORTANTE: Os cursistas deverão comentar as questões da p. 167-168.
• Que livro o adolescente quer ler?
• Existem boas formas de explorar a literatura na escola?
Responder a Atividade 10 – p. 192
Parte IV – Sugestões de leituras
• Junto com seus colegas com turmas de mesmo ano, vocês irão trazer obras literárias que consideram adequadas.
• Lembrem-se de que a variedade é importante, para que cada aluno se sinta identificado com pelo menos um dos livros.
• Como nem todos os livros serão conhecidos de todo o grupo, você apresentará aos colegas as obras que trouxe, e eles farão o mesmo. A partir dessa apresentação, poderão discutir a qualidade da obra e sua adequação para o ano, ou para seus alunos, especificamente.
• De cada obra, vocês vão imaginar a melhor forma de motivar os alunos para a leitura. Pensem na importância de variar a apresentação: por exemplo, de uma obra, é interessante das personagens; é mais motivador falar rapidamente do assunto; de outra, a capa e o título criam boas expectativas para as histórias.
• Vocês vão preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda. Será um bom exercício do que fará, e os professores não só poderão se motivar para a leitura das obras, como avaliarão as estratégias usadas pelo grupo.
Parte V – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.
Nessa oficina discutimos as principais ideias da Unidade 23, sobre a revisão e a edição (estratégias) de textos. Em grupos, os participantes responderam as questões relacionadas ao Avançando na Prática (p. 155-158).
Após a socialização dos grupos, discutimos sobre a literatura para adolescentes (Unid. 24). Em seguida, fizemos a avaliação da oficina encerrando o TP6.