sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Oficina XI - TP6 - Unidades 21 e 22

Data: 14/ 11/ 2009
Local: Escola Estadual Sólon Moura

Atividades: Sessão Presencial (TP6)


TP6– Unidade 21: Argumentação e linguagem
TP6– Unidade 22: Produção textual: planejamento e escrita

Acolhida
Mensagem: Campeão

Parte I: Relato de experiência (Avançando na prática)

Parte II : Dialogando a Unidade 21 (slides)
• Seção 1 – A construção da argumentação
Atividade: Em busca da longevidade – p. 22
• Seção 2 – A tese e seus argumentos
Atividade: O poder dos amigos – p. 28
• Seção 3 – Qualidade da argumentação.
 Atividade: A dor dele está doendo em mim – p. 47

Parte III – Atividade em grupo
• Ampliando nossas referências – p. 59-62
 Formar Grupos de Trabalho (GTs) para responder as questões de 1 a 6.
 Socialização dos GTs.

Parte IV – Síntese das principais ideias
• Funções básicas da língua escrita: Expressiva, Apelativa, Metalinguística, Poética e Referencial (p. 81)
• O planejamento – estratégias
 As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações sócio-comunicativas das quais participam.
• A escrita
 “- O que eu disse até agora? O que estou tentando dizer? De que outra forma eu poderia abordar este tema? (…) Qual a coisa mais significativa para mim? Como posso torná-la significativa para os meus leitores?”

Parte V
• Leitura do texto: Espírito Carnavalesco – p. 219
• Formar GTs para responder a Atividade 1 – p. 220
• Socialização dos GTs.

Parte VI – Avaliação da Oficina: comentários a respeito das atividades desenvolvidas.


Após a acolhida dos cursistas, iniciamos com o Relato de Experiência dos professores com as atividades desenvolvidas com os alunos. Dialogamos sobre as principais ideias das Unidades 21 do caderno TP6, destacando bem os tipos de argumentação (argumentos de autoridade, raciocínio lógico, argumento de senso comum e provas concretas – por ilustração ou por exemplo). Para que ficasse bem claro fizemos uma dinâmica com vários textos argumentativos (ver anexo), pedindo que os participantes lessem e depois tentasse classificar a que tipo de argumento pertencia o texto. Depois formamos grupos de estudo para responder as questões do Ampliando nossas Referências (p. 59-62).


Após a socialização dos grupos discutimos as principais ideias da Unidade 22 sobre o planejamento (estratégias) e a escrita na produção textual. Em seguida, mais uma vez em grupos, os participantes leram o texto “Espírito Carnavalesco” (p. 219) e responderam a atividade 1.

Para finalizarmos, avaliamos a oficina, por meio de comentários; e solicitamos aos cursistas que desenvolvessem com os alunos as atividades propostas no Avançando na Prática.


RELATO DE EXPERIÊNCIA





Produção de texto (TP6 – p. 91-92) - Avançando na prática.


     Eu era alegre, quando meu pai era vivo e a gente brincava muito e eu era feliz e ele gostava muito de mim, mais minha madrasta ela não gostava muito de mim. A minha infância foi tão bom porque meu pai criava eu e meu irmão e eu desde pequeno, e quando meu pai morreu eu fiquei triste por quausa que eu não era alegre mais como era, e eu não tinha desejo de brincar novamente, é como se fosse o cachorro sem dono.
     Meu irmão priga comigo, minha madrasta também e os filhos não gostam de mim e a minha própria família não gosta de mim, só por quasa que eu ficei com minha madrasta, Meu tio, minha avó, meu avô, e meus tios e tias. Eu gostava mais cuando meu pai era vivo por quausa que eu era feliz e quando fui crescendo eu fiquei triste.
     E eles estava no hospital meu pai e todo mundo lá de casa soube que meu pai tinha morrido menos eu e vendo todo mundo chorando e perguntava por que eles estavam chorando e os filhos da minha madrasta chorando e perguntava o que foi e ninguém me dizia nada, e foi a filha da minha madrasta que me disse que meu pai tinha morrido e eu comecei a chorar com desespero. Minha madrasta começou a chorar comigo e com os filhos da minha madrasta.
     O dia mais feliz da minha vida foi quando meu pai era vivo.

Aluno do 7º ano
Profª. Terezinha Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Volte sempre!