quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oficina I e II


O que é o Gestar 2?
Programa semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Foco
Atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.

Finalidade
Elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.

Concepção de formação
*Continuada;
*Em serviço;
*Articulada aos PCN;
*Centrada na relação prática/teoria/prática;
*Articula competências ligadas ao uso e ao ensino da Língua e à atuação como profissional da educação.

*Centrada na reflexão sistemática e coletiva;
*Baseada na investigação de questões vividas no locus da escola; no compartilhamento de experiências; na resolução de problemas; na construção e conhecimentos, saberes e competências dos professores;




TP3 - Unidade 9 - Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado

Nessa oficina II, antes de trabalharmos a Unidade 9, lemos o texto, com imagens, de Chico Buarque “Chapeuzinho Amarelo”. Depois, fizemos uma leitura intuitiva: “Os diferentes olhares sobre uma rosa”. Os cursistas observaram a rosa e em seguida relataram quais os diferentes olhares do cientista, do pintor, do perfumista, do florista e do poeta. Assim, discutimos sobre as várias possibilidades dos olhares que temos da rosa através de nossas intuições.

Em seguida, analisamos as imagens da seção 1 e indagamos aos participantes sobre o que eles achavam que as pessoas estavam fazendo. Dessa forma, discutimos sobre que ideias temos sobre trabalho, tema transversal que seria discutido nas quatro unidades do TP3.
Os cursistas leram as várias versões da fábula de Esopo: a “cigarra e a formiga” e responderam algumas questões do caderno. Foi um momento bastante prazeroso e divertido em que todos participaram das discussões, principalmente quando foi apresentada a contra-fábula, adaptada por Pedro Bandeira. Ainda tivemos uma outra leitura da fábula, mais moderna, retirada da Revista Veja (Ed. 2120, 8 de jul de 2009).
Depois dessa discussão, formamos grupos de estudo em que os professores responderiam as questões dessa unidade. Posteriormente fizemos a socialização dos grupos, com apresentação em slides da Unidade 9. Finalizamos o encontro com a música “Caderno” de Toquinho, cantada por Pe. Fábio de Melo e avaliamos o encontro.

A CIGARRA E A FORMIGA (2009)


Cantava a Cigarra

Em dós sustenidos
Quando ouviu os gemidos
Da Formiga,
Que, bufando e suando,
Ali, num atalho,
Com gestos precisos
Empurrava o trabalho:
Folhas mortas, insetos vivos.
Ao ver a Cigarra
Assim, festiva,
A Formiga perdeu a esportiva:
"Canta, canta, salafrária,
E não cuida da espiral inflacionária!
No inverno,
Quando aumentar a recessão maldita,
Você, faminta e aflita,
Cansada, suja, humilde, morta,
Virá pechinchar à minha porta.
E, na hora em que subirem
As tarifas energéticas,
Verá que minhas palavras eram proféticas.
Aí, acabado o verão,
Lá em cima o preço do feijão,
Você apelará pra formiguinha.
Mas eu estarei na minha
E não te darei sequer
Uma tragada de fumaça!"
Ouvindo a ameaça,
A Cigarra riu, superior,
E disse com seu ar provocador:
"Você está por fora,
Ultrapassada sofredora.
Hoje eu sou em videocassete
Uma reprodutora!
Chegado o inverno,
Continuarei cantando
– sem ir lá –
No Rio,
São Paulo
Ou Ceará.
Rica!
E você continuará aqui
Comendo bolo de titica.
O que você ganha num ano
Eu ganho num instante
Cantando a Coca,
O sabãozão gigante,
O edifício novo
E o desodorante.
E posso viver com calma
Pois canto só pra multinacionalma".

(Veja, Ed. 2120, 8 de jul de 2009).



Avançando na prática (p. 25)

Gênero: Biografia