quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oficinas III e IV

 
OFICINAS
Data: 25/07/ 2009
Local: E. E. Solon Moura Horário: 8:00 h.
Atividades: Sessão Presencial Semanal (TP3)

TP3 – Unidade 10: Trabalhando com gêneros textuais Objetivo: 1.Distinguir características de gênero literário e de gênero não-literário. 2.Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem. 3.Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético.


TP3 – Unidade 11: Tipos textuais Objetivos: 1.Caracterizar seqüências tipológicas narrativas descritivas e; 2.Caracterizar seqüências tipológicas injuntivas e preditivas; 3.Caracterizar seqüências tipológicas expositivas e argumentativas como dois aspectos do tipo dissertativo.


TP3 – Unidade 12: A inter-relação entre gêneros e tipos textuais Objetivos: 1.Relacionar seqüências tipológicas à classificação de gêneros; 2.Analisar seqüências tipológicas em gêneros textuais; 3.Reconhecer a transposição de um formato de gênero textual para outro.

Relato
Iniciamos nosso encontro com a mensagem Amigo, discutindo o valor da amizade. Depois relembramos a Unidade 9, destacando as principais ideias. Em seguida iniciamos o estudo da Unidade 10 e 11, discutindo gêneros textuais e sequências tipológicas.
A participação dos cursistas foi relevante, pois a partir das discussões tivemos exposições brilhantes. O estudo da Unidade 12 ficou como "atividade em casa" que será retomada no próximo encontro.

Momento de emoção
Ao lermos o texto lavadeiras de Moçoró, os cursistas voltaram no tempo relembrando o "bons tempos" em que iam ao rio. É poder da linguagem poeta que causa emoção. Foi um momento muito bom!
Um abraço a todos e até o próximo encontro!

2 comentários:

  1. Parabéns amigo!!! Gostei da forma como conduziu o seu encontro... Parabéns pelo blog, desde já estarei acompanhando e compartilhando idéias...
    Um abração... Ana Juralice.

    ResponderExcluir
  2. ola, professor.
    voce demonstra segurança e clareza naquilo que faz, e esta terminado o gestar II muito bem. parabens por todos os encontros batermos a capa das tps. sucesso.
    sua aluna, digo de Sandra, Roseane

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário! Volte sempre!