Programação:
* Sessão Cinema: Narradores de Javé
* Café Literário com artistas da terra
Antonio Francisco
Margrete Freire
Nildo da Pedra Branca
Raimundo Antonio
Zilma
* Avaliação dos Encontros
Questões sobre o filme Narradores de Javé
1. Os moradores do Vale de Javé, no sertão baiano, veem a própria existência ameaçada quando ficam sabendo que no local será construída uma hidrelétrica. Desesperados, diante do fato, buscam uma saída? Que saída é essa? Comente.
2. Há em Javé muitas vozes (polifonia), pois cada um dos moradores é um narrador em potencial, e a sua maneira quer contribuir com a reconstrução da história daquele povoado. Como essa História se manteve viva?
3. À medida que o registro escrito foi sendo feito fica evidente a supremacia da escrita, pois a história só seria legitimada para a sociedade se posta no papel, através da escrita. O ex-carteiro não conseguiu escrever a versão de cada morador/narrador e por isso a história foi se distanciando da original, iniciada pelo fundador Indalécio. Uma história escrita não comporta várias versões. Deixemos, pois que o povo narre seus contos, e que aumente os pontos. Comente sobre a relação “oralidade x escrita”.
4. Que relação há entre a cena de Antonio Biá escrevendo as cartas mentirosas nos Correios e a cena em que ele se encontra enchendo lingüiça em sua casa?
5. Em Javé existem muitos espaços de produções de letramento e estes são carregados de vários efeitos de sentidos para a comunidade. Cabendo, ainda, rastrear um pouco das produções de situações letradas deste povoado, para provar que estes são letrados mesmo com baixo grau de escolarização e ou com nenhum nível de alfabetização. Descreva trechos de algumas cenas do filme que comprovem essa afirmativa.
Ao fechar as portas do meu coração!!!!
Há 10 anos
Olá, colega formador!
ResponderExcluirGostei muito das questões sobre o filme Narradores de Javé.
O café literário tb foi uma ideia genial. Parabéns! Que bom que podemos sempre aprender uns com os outros, juntos, como bem vc disse, a cada dia mais.